Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Projeto Carbono Social

Expedição Surf pelas Florestas. Remada pela Lagoa da Conceição

E-mail Imprimir
Os integrantes do Projeto Carbono Social em Rede, juntamente com a equipe do Projeto Ambiental Petrobras Surf pelas Florestas, participaram de uma remada pela "Lagoa da Conceição", com intuito de promover a conscientização da população em geral e principalmente dos visitantes da Lagoa, para a preservação das florestas que a cercam e a limpeza água de um local que é cartão postal de Florianópolis/SC.
Última atualização em Qui, 22 de Dezembro de 2011 15:04 Leia mais...
 

Resumo do projeto Carbono Social em Rede

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 

O Projeto Carbono Social em Rede, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, tem como objetivo a criação de mecanismos de desenvolvimento limpo e sustentável, incentivo à preservação, valorização e ampliação das áreas naturais. Prevê a participação de agricultores familiares da região da Serra Catarinense e da população urbana em geral.

Articula-se, também, na perspectiva de contribuir para a redução dos gases causadores do efeito estufa, incentivar a produção de alimentos agroecológicos, propiciar capacitação a uma grande parcela da população rural, principalmente crianças e jovens e contribuir com a sobrevivência de grupos de agricultores familiares no campo.

O sequestro de carbono é feito por árvores nativas, plantadas em áreas de preservação permanente e reserva legal das propriedades familiares rurais.

Posteriormente, essas árvores serão adotadas por empresas e pessoas ambientalmente responsáveis, remunerando os agricultores pelo serviço ambiental prestado.

Mais informações no site do projeto.

Produção: Equipe Técnica do Centro Vianei
Última atualização em Qui, 22 de Dezembro de 2011 14:59
 

Código Florestal

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Com apoio do governo, comissão aprova texto ainda pior para florestas

 

Oswaldo Braga de Souza, do ISA

A CMA (Comissão de Meio Ambiente) do Senado aprovou hoje por unanimidade o relatório de Jorge Viana (PT-AC) sobre a reforma do Código Florestal. O texto incorpora ainda mais retrocessos à legislação ambiental do que aquele lido na última segunda-feira e que já trazia anistias a desmatamentos ilegais e a redução de APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Só Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) votou contra. Ele pediu vistas do parecer, mas não teve sucesso. Todos os outros senadores do governo e da oposição votaram a favor.

Última atualização em Ter, 29 de Novembro de 2011 14:30 Leia mais...
 

Dia da Árvore

E-mail Imprimir

No dia 21 de setembro, dia da árvore, o coordenador do projeto Carbono Social em Rede, José Luís Carraro, apresentou o projeto na Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Florestal, do Centro Agroveterinário de Lages, campus da Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC).

Última atualização em Sex, 23 de Setembro de 2011 09:19 Leia mais...
 

Projeto Carbono em Rede distribui mudas nativas em São José do Cerrito

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

No dia 14 de setembro, durante o desfile cívico em comemoração ao dia da independencia do Brasil, o Centro Vianei distribuiu mudas de árvores nativas aos espectadores em São José do Cerrito.

Foi uma maneira de divulgar o projeto e as parcerias com a Casa Familiar do Cerrito e o Colégio Agrícola Caetano Costa, ambos desfilaram com faixas e camisetas do projeto. Em cada um destes dois estabelecimentos de ensino, o projeto construiu um viveiro de mudas de árvores nativas, com capacidade para produzir 40.000 mudas por ano.

Última atualização em Sex, 16 de Setembro de 2011 15:17 Leia mais...
 

Visita Petrobras

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Visita da gestora da Petrobras

 

Neste dia 18 de agosto o Centro Vianei recebeu a visita da gestora Adriana da Silva Oliveira, técnica da Petrobras. Ela esteve verificando as atividades do projeto Carbono Social em Rede, que é patrocinado pela Petrobras, através do Progrma Petrobras Ambiental.

Última atualização em Qui, 25 de Agosto de 2011 16:56 Leia mais...
 

Primeiro Viveiro

E-mail Imprimir

Montado o primeiro viveiro do projeto Carbono Social em Rede

No dia 18 de maio foi finalizada a montagem do primeiro de uma série de 5 viveiros planejados pelo projeto Carbono Social em rede, patrocinado pela Petrobrás através do Programa Petrobrás Ambiental.

O viveiro foi montado no Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini, com 10 metros de largura e 15 metros de comprimento, todo em aço galvanizado e plástico de alta qualidade, importado de Israel. A estufa terá capacidade de produzir 20.000 mudas de árvores nativas por ano, e propiciará um processo de educação ambiental na região de Curitibanos.

Última atualização em Qui, 19 de Maio de 2011 15:39 Leia mais...
 

Viveiros do projeto Carbono Social em Rede

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Chegam os primeiros viveiros para produção de mudas nativas

 

O projeto Carbono Social em Rede fará o plantio de 500.000 árvores nativas na região. Para atender essa meta, estamos implantando, neste primeiro ano do projeto, 5 viveiros para a produção de mudas. Três viveiros com 10x30 metros e dois com 10 x 15 metros. Todos em aço galvanizado.

Última atualização em Qui, 12 de Maio de 2011 16:12 Leia mais...
 

Projeto Carbono em Rede aparece na Rede Globo

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Projeto Carbono Social em Rede é mencionado em reportagem no Jornal Nacional

Em março passado o Centro Vianei foi procurado por equipe da Rede Globo, clique aqui para recordar, e nesta sexta-feria, 29 de abril de 2011 parte da reportagem foi apresentada no Jornal Nacional, assista aqui. A matéria integrou uma série especial de reportagens sobre a questão do Código Florestal. 

O editorial da Globo deu enfase a proposta do projeto Carbono Social em Rede de remunerar os agricultores pela prestação de serviços ambientais à sociedade.

Última atualização em Qua, 04 de Maio de 2011 11:47 Leia mais...
 

Beleza e sustentabilidade

E-mail Imprimir

Clipping: Jornal A Semana em 14/04/2011

Aliar beleza e cultura sempre foi o foco do concurso Rainha da Expocentro, mas, este ano, um novo elemento integrou- se ao evento, ampliando ainda mais seu caráter sociocultural. A novidade veio através de um projeto ambiental, que está sendo desenvolvido em Curitibanos pelo Centro Vianei de Educação Popular, de Lages, em parceria com o Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini.
Última atualização em Qua, 23 de Novembro de 2011 08:44 Leia mais...
 


Página 3 de 4