NOTÍCIA

Publicação apresenta iniciativas de abastecimento solidário desenvolvidas na pandemia com efeitos que se estendem ao atual cenário de fome no país .

Ações de abastecimento solidário, com base em alimentos agroecológicos e voltadas para famílias em insegurança alimentar por conta da pandemia, foram realizadas pelas entidades executoras do projeto C

Dados recentes do relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição (SOFI/ONU) registram que 21 milhões de pessoas passam fome, 70,3 milhões estão em insegurança alimentar e 10 milhões estão desnutridas no Brasil. O quadro de insegurança alimentar e fome cresceu de forma alarmante desde a pandemia de Covid-19, e ainda persiste mesmo após a estabilização da crise sanitária. Articulações entre organizações da sociedade civil, instâncias eclesiásticas e iniciativas legislativas apontam caminhos para enfrentar esta mazela. 

Ações de abastecimento solidário, com base em alimentos agroecológicos e voltadas para famílias em insegurança alimentar por conta da pandemia, foram realizadas pelas entidades executoras do projeto Consumidores e Agricultores em Rede a partir de 2020, e seguem ainda vigentes. Foram aportados recursos de 2 projetos financiados pela cooperação internacional da Misereor, além do apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

A participação ativa de muitos atores sociais públicos e privados contribuiu decisivamente para essas ações alcançarem 152.386 pessoas em 22 municípios nos três estados da região Sul. Foram movimentados R$ 1.488.215,18, que possibilitaram a doação de 338.440 kg de alimentos com grande diversidade, incluindo folhosas, temperos, grãos, frutas, raízes, hortaliças, bulbos, tubérculos, farinhas, ovos e leite. 

Concomitantemente às ações de abastecimento, foram realizadas oficinas formativas de aproveitamento de alimentos, formações cidadãs em Segurança Alimentar e Nutricional, instalação de hortas comunitárias e instalação de composteira para a reciclagem de resíduos orgânicos. Todas as ações realizadas tem a marca da solidariedade de pessoas e entidades engajadas na superação da fome e da vulnerabilidade social.

O Boletim Especial “Ação Covid” 2020-2023, disponível para visualização online, apresenta o desenvolvimento do trabalho em Rede executado pelas ONGs AS-PTA, Centro Vianei, Cepagro e Cetap, cujos resultados incidem diretamente no enfrentamento à fome e insegurança alimentar no Sul do Brasil.