NOTÍCIA

Oficina Pinhão na Culinária

Centro Vianei de Educação Popular, Embrapa Florestas, com apoio da EPAGRI SJ, Sintraf SJ, Secretaria de Educação, realizaram nos dias 11,12,13 e 14 de julho oficinas de Culinária com Pinhão.

Centro Vianei de Educação Popular, Embrapa Florestas, com apoio da EPAGRI SJ, Sintraf SJ, Secretaria de Educação, realizaram nos dias 10,11,12 e 13 de julho oficinas de Culinária com Pinhão.

A atividade nos dias 10 e 11 de julho foram direcionadas a mulheres agricultoras processadoras de pinhão, contando com dezoito agricultoras. 

Já as atividades dos dias 12 e 13 de julho foram direcionadas para 50 merendeiras das 28 escolas públicas do município de São Joaquim.

A oficina Culinária com Pinhão faz parte de uma série de ações promovidas pelo projeto “Mulheres e a Cultura do Pinhão”, financiado pela Avon, onde a Embrapa Florestas é proponente, o projeto tem coordenação da pesquisadora da Embrapa, Rossana Catie Bueno de Godoy, Phd em Tecnologia de Alimentos pela Kansas State University. 

A oficina foi conduzida pela nutricionista Fátima Negre, graduada em Nutrição, Especialista em Cuisine Santé pelo Centro Europeu, consultora, pesquisadora e colaboradora nos projetos de pesquisa da Embrapa, co-autora do livro “O Pinhão na Culinária” publicado pela mesma instituição.

Esta ação tornou-se possível através da aproximação que o Centro Vianei tem feito junto a Embrapa Florestas em virtude do trabalho a longa data desenvolvido pelo Centro Vianei no desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Pinhão.