PROJETOS

Programa Saberes e Fazeres do Pinhão

Programa continuado sobre a cultura do Pinhão

Da ancestralidade ao presente, o pinhão nos conecta ao futuro!

Uma das principais áreas de atuação do Centro Vianei diz respeito à manutenção e fortalecimento da cultura do Pinhão na região da Serra Catarinense. Coletado por famílias agricultoras extrativistas, o pinhão faz parte da culinária tradicional e da subsistências da população, sendo comercializada in natura, cozida ou em preparados, como a farofa.

Objetivos do programa:

  • Fortalecer e divulgar a cultura do pinhão por meio do programa “Saberes e Fazeres do Pinhão”;
  • Promover visibilidade à conservação da Floresta da Araucária pelo uso. 
  • Comunicar, difundir e dialogar com os/as extrativistas sobre a cadeia produtiva do pinhão, auxiliando em sua organização e desenvolvimento;
  • Evidenciar os serviços ecossistêmicos que os/as extrativistas e processadores/as de pinhão prestam para a Floresta de Araucária e o Bioma Mata Atlântica.

 

A R A U C Á R I A :
imponente árvore que dá pinhas

A Araucária é uma planta nativa do Rio Grande do Sul, legalmente protegida. De acordo com a Portaria Normativa DC-20/1976, do IBAMA, é liberada a colheita e venda da semente, o pinhão, entre abril e junho. Essa normativa também proíbe o abate/corte de Araucária, salvo algumas exceções.

Para mais informações técnicas sobre a araucária, consultar o livro Especies Arbóreas Brasileiras, de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, Embrapa, disponível neste link (clique aqui!)

 

C O N T E Ú D O S   P R O D U Z I D O S :

Ao longo dos anos, o Centro Vianei tem realizado uma série de publicações editoriais e audiovisuais para disseminar a cultura do pinhão ao grande público. Abaixo estão os links de acesso para cada produto:

Cartilha com receitas do pinhão: faça download!

 

Para baixar clique no link a baixo:

https://drive.google.com/file/d/1w1XwYCClYTdcbp8Zy4MDkhOt7a5zjAI8/view?usp=sharing

 

Fortaleza do pinhão da Serra Catarinense: clique para ir para a página do Slow Food

 

Série de 8 vídeos que valorizam os conhecimentos tradicionais e práticos dos agricultores familiares e dos extrativistas de pinhão e incentivam discussões sobre as práticas de conservação do meio ambiente e salvaguarda do patrimônio imaterial. Além disso, reconhecem o papel de instituições e pesquisadores que desenvolvem ações em prol da sociobiodiversidade deste território

Clique aqui para assistir à série no YouTube

 

Lançamento da Campanha Permanente

Em São Joaquim/SC, durante o Seminário realizado em 31 de março, que antecedeu a Festa da Colheita do Pinhão em 2023, foi lançada a campanha Saberes e Fazeres do Pinhão, idealizada pelo Centro Vianei. A iniciativa tem por objetivo principal ampliar a comunicação sobre o produto para além da Serra Catarinense, focando principalmente nas regiões Litoral e Alto Vale de SC. Pretende-se ainda dar visibilidade para as mulheres que participam da cadeia produtiva do pinhão e evidenciar os serviços ecossistêmicos prestados pelos extrativistas e processadores à Floresta Ombrófila Mista e ao bioma Mata Atlântica.