NOTÍCIA

Centro Vianei realiza diagnósticos rápidos participativos (DRP) em projetos de assentamento (PA).

Uma atividade essencial do projeto Restaurar foi realizada no final do mês de abril de 2023 pelo Centro Vianei. Durante duas semanas foram realizados os diagnósticos rápidos participativos (DRP) nos p

Trabalho de grupo – reconhecimento das áreas de restauração no projeto de assentamento Índio Galdino em Curitibanos.

Centro Vianei realiza diagnósticos rápidos participativos (DRP) em projetos de assentamento (PA)

Uma atividade essencial do projeto Restaurar foi realizada no final do mês de abril de 2023 pelo Centro Vianei. Durante duas semanas foram realizados os diagnósticos rápidos participativos (DRP) nos projetos de assentamento (PA). Ao todo foram mobilizados os(as) assentados(as) dos seis PA de reforma agrária que estão localizados no Grupo Territorial III do Chamamento Público 02/2018 do Ibama: P.As Butiá Verde  e São João Maria II (Fraiburgo); PAs Índio Galdino e 1º. De Maio (Curitibanos); PA Florestan Fernandes (Monte Carlo); e PA Vida Nova (Santa Cecília).

O objetivo central do DRP é a participação direta do público beneficiário na definição das ações de restauração que deverão ocorrer na Meta II do projeto Restaurar, através de um conjunto de técnicas que visam impulsionar a autoanálise e a autodeterminação de grupos comunitários, sendo que ocorre a obtenção direta de informação primária na comunidade.  Desta maneira, a inclusão das demandas dos(as) assentados(as) e suas organizações sócio econômicas é privilegiada na elaboração e execução das atividades do projeto, indo ao encontro das reais necessidades das comunidades.

Travessia com visita na reserva legal do projeto de assentamento São João Maria II em Fraiburgo

A tomada de decisões coletivas é sempre mais complexa e exige metodologias apropriadas, desta forma o Centro Vianei tem utilizado o DRP por meio de 4 (quatro) ferramentas metodológicas: (i) roda de conversa; (ii) travessia; (iii) diagrama de Venn;  e, (iv)  calendário sazonal. A roda de conversa apresenta uma proposta de construção e reconstrução da realidade, por meio do ato educativo reflexivo, que acontece tanto por meio da fala e da escuta, quanto por meio da discussão e da participação; a travessia foi realizada com o objetivo de conhecer melhor as comunidades, especialmente a áreas de reserva legal (RL) que vão ser objeto da restauração. Outra ferramenta metodológica utilizada no DRP foi o diagrama de Venn, que foi utilizado com o objetivo de colocar em evidência as relações que se estabelecem entre os membros da comunidade e as instituições que tem relevância para ela. Desta forma, é possível reconhecer a importância desses fatores nos processos de decisão e desenvolvimento comunitário. Já o calendário sazonal foi utilizado para se obter informações sobre os ciclos de atividades que ocorrem nas comunidades. Assim, desta forma se evita a concorrência de atividades do projeto em épocas de alta incidência de trabalho nos projetos de assentamentos.

Os diagnósticos foram realizados durante o período da manhã e da tarde, com intervalo para um almoço comunitário e finalizando com café com mistura. Nas atividades reunimos aproximadamente 100 pessoas dos seis PA, mobilizando homens, mulheres, jovens e crianças das comunidades.

As informações obtidas nos DRPs são essenciais para a formulação da Meta II que é a fase de implementação do projeto que abrange a restauração de 127,52 hectares de áreas de reserva legal.

Imagens da atividade a baixo.

Elaboração do diagrama de Venn no projeto de assentamento Florestan Fernandes em Monte Carlo.

Almoço comunitário no projeto de assentamento Butiá Verde em Fraiburgo.

Travessia dentro da reserva legal do projeto de assentamento 1 de Maio em Curitibanos.