NOTÍCIA

Painel recebe equipamentos destinados à seleção do pinhão. Os moradores podem utilizar os equipamentos via agendamento.

Governo do Estado destinou a verba e o secretário da agricultura, Valdir Colatto, oficializou a entrega das debulhadoras e classificadoras de pinhão.

O município de Painel, na Serra Catarinense, recebeu R$ 150 mil em dez equipamentos destinados à seleção e produção de pinhão. Com o objetivo de fortalecer o setor e beneficiar os produtores, o Governo do Estado destinou a verba e o secretário da agricultura, Valdir Colatto, oficializou a entrega das debulhadoras e classificadoras de pinhão.

O investimento visa impulsionar os trabalhos de separação do pinhão, proporcionando uma classificação mais eficiente dos produtos, e assim, aumentar ainda mais o rendimento dos produtores. Essas máquinas possibilitarão uma separação mais precisa do pinhão de acordo com o seu tamanho, peso e qualidade, garantindo um produto final mais homogêneo e padronizado.

Além de ser um alimento tradicional na culinária local, o pinhão também possui grande potencial econômico, sendo uma fonte de renda para muitas famílias que vivem da produção e comercialização desse produto.

A Secretaria de Agricultura do município de Painel é responsável pelo agendamento e inscrições dos interessados, que podem comparecer até à secretaria para realizar o procedimento.

Link para a notícia Serra Catarinense .