NOTÍCIA

Participantes do concurso Gastronômico das Indicações Geográficas (IG) - Foto: Epagri/Pref São Joaquim

Curso de pinhão na culinária inspira receitas vencedoras de concurso gastronômico

Valorizar os produtos regionais da Serra Catarinense a partir de uma inspiração: receitas com pinhão. Foi assim que a Erica Cardoso venceu o Concurso Gastronômico das Indicações Geográficas da Região

Valorizar os produtos regionais da Serra Catarinense a partir de uma inspiração: receitas com pinhão. Foi assim que a Erica Cardoso venceu o Concurso Gastronômico das Indicações Geográficas da Região de São Joaquim/SC, tanto na categoria de receitas doces quanto na de receitas salgadas.

Cardoso teve contato com as receitas em julho deste ano, durante curso promovido pelo Projeto “Mulheres e a Cultura do Pinhão”, desenvolvido em parceria pela Embrapa Florestas, Avon e VBio para produtoras rurais. O curso foi realizado no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em São Joaquim. As instrutoras foram Rossana Catie Bueno de Godoy, pesquisadora da Embrapa Florestas, e Fátima Negre, nutricionista. Também colaboraram no treinamento Carolina Couto Waltrich do Centro Vianei, Cristiane Lopes Couto da Epagri de São Joaquim e a estagiária do curso Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Maria Iolanda Mendes Silva.

Foram dois dias, em período integral, trabalhando diferentes formas de preparo da semente da araucária, usando como base o livro “O Pinhão na Culinária”, que tem Godoy e Negre entre as autoras. Érica conta que conversou com as instrutoras sobre sua participação no concurso: “Quando souberam, elas foram incentivadoras e me orientaram para usar receitas do livro”. Fátima Negre complementa: “Sugerimos duas receitas que fazemos muito em eventos de pinhão e que estavam sendo elaboradas no curso, que são a sopa creme de abóbora cabotiá e o mousse de chocolate. A tarefa mais difícil era fazer essa adaptação para incluir os produtos locais, era o grande desafio da Erica”.

Desafio vencido e sucesso comemorado junto com a equipe do Projeto. Segundo Godoy: “Foi muito gratificante saber que a Erica ganhou o concurso nas duas modalidades de receitas, principalmente porque nós temos um envolvimento com as pessoas que são capacitadas nos nossos cursos. Não somos só professoras: nos tornamos amigas, ouvimos a história de vida delas e, quando recebemos uma notícia dessas, temos a prova de que o trabalho realizado pelo Projeto está ajudando a mudar a vida e a realidade das produtoras rurais”.

“A história da Erica é um exemplo inspirador de como podemos alcançar grandes realizações com seriedade, coragem e determinação”, diz Negre. “Durante o curso, a equipe da Erica se destacou adaptando, por sugestão dela, uma receita de sequilhos de pinhão. Isso já mostrou o potencial da Erica na culinária. Quero expressar minha gratidão pela oportunidade de trabalhar com uma equipe tão talentosa e dedicada como as produtoras de pinhão do curso em São Joaquim. Foi um aprendizado maravilhoso, uma troca de conhecimento, experiência. Ensinamos e aprendemos muito com elas”, finaliza Fátima.

E o trabalho com pinhão está só começando. Cardoso, que comercializa frutas e verduras orgânicas já está entregando pinhão para a alimentação escolar, fazendo receitas para crianças e organizando sua empresa para trabalhar mais com o produto. “No curso tive oportunidade de explorar muito a área de gastronomia, principalmente com pinhão processado e farinha de pinhão, o que vai abrir um novo mercado e aumentar minha linha de produtos, melhorando minha renda financeira. Além disso, estou cursando Gastronomia e devo isso às instrutoras do curso que me incentivaram a estudar”.

O livro que inspirou as receitas

O livro "O Pinhão na Culinária" foi editado pela Embrapa Florestas e envolveu ciência e prática culinária, com criação e teste de cada uma das mais de 100 receitas doces e salgadas que mostram a versatilidade do pinhão, que pode ser incorporado inteiro ou em pedaços aos pratos mas também triturado, sendo efetivamente misturado à receita. O livro ganhou o prêmio Gourmand World Cookbook Awards, em 2014, no Brasil.

O livro está disponível para download gratuito no Portal da Embrapa Florestas (clique aqui).

 

Concurso e receitas premiadas

O concurso Gastronômico das Indicações Geográficas (IG) foi promovido pela Epagri e pela Prefeitura de São Joaquim e fez parte do calendário do Festival de Inverno da cidade. Contou com 22 inscritos, que criaram pratos especialmente para o evento utilizando os produtos com as IGs da região: maçã fuji, queijo artesanal serrano, mel de melato da bracatinga e vinhos de altitude, além do frescal de São Joaquim, que está em processo de certificação.

Para o prato salgado, Erica optou por Creme de abóbora cabotia com frescal e queijo serrano e o prato doce foi uma receita de Mousse de vinho Cabernet Sauvignon com calda quente de geleia de maçã fuji com mel de melato da bracatinga.

Dez jurados, divididos em cinco para cada categoria, degustaram as receitas analisando critérios como apresentação e aparência do prato, uso de produtos com IG da região, sabor, criatividade e resgate histórico.

 

Projeto “Mulheres e a Cultura do Pinhão"

O projeto tem como objetivo principal o empoderamento feminino de produtoras que têm como fonte de renda a coleta e comercialização do pinhão. Caso queira conhecer mais sobre esse projeto, acesse aqui.

Katia Pichelli (MTb 3.594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: 3675-5638

Colaboração: Paula Saiz
Embrapa Florestas