PROJETOS

Projeto Consumidores e Agricultores em Rede – Apoio Misereor da Alemanha

O Projeto “Promoção da articulação entre o campo e a cidade em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar e nutricional” – conhecido como Misereor em Rede – foi aprovado em dezembro de 2015, como resultado de uma articulação entre o Centro Vianei de Educação Popular (AVICITECS – SC) e outras três organizações do Sul do Brasil: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – RS), AS-PTA Agroecologia (PR) e o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO – SC).

Desde de então, tem sido renovado, tendo sempre como objetivo promover e articular dinâmicas locais e regionais de produção, processamento e abastecimento agroecológico em organizações do campo e da cidade, orientadas em relações solidárias e nos princípios da Soberania e Segurança Alimentar das populações.

Este projeto tem como apoiador a entidade da igreja católica alemã de solidariedade internacional, chamada MISEREOR, tendo o Centro Vianei como proponente.

Objetivo

O abastecimento com alimentos agroecológicos melhora no Sul do Brasil a partir da evolução da articulação entre consumidores e produtores promovendo a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da população.

Ações

  • Oficinas, reuniões e seminários para consumidores e agricultores;
  • Formação e assessoria a grupos de consumo responsável;
  • Intercâmbio entre o campo e a cidade;
  • Formação de Grupos de Trabalho em agroecologia, com consumidores e agricultores com foco em juventude e mulheres;
  • Sistematização das estratégias de abastecimento nas regiões de abrangência do projeto;
  • Participação e Incidência política em Segurança Alimentar e Nutricional nos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAs), Conselhos de Assistência Social (CMAS) e Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).

Área de abrangência do projeto

Clique para ampliar

  • Estado do Paraná, entidade ASPTA

São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Palmeira, Rio Azul.

  • Estado de Santa Catarina:

Serra Catarinense, entidade Centro Vianei:
Lages, Curitibanos, Urupema, Urubici, Anita Garibaldi, Bom Retiro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Cerro Negro, São Joaquim, Monte Carlo, Fraiburgo.
Grande Florianópolis, entidade CEPAGRO.
Grande Florianópolis,

  • Estado do Rio Grande do Sul, entidade CETAP

Sananduva, Lagoa Vermelha, Ibiraiaras, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Erechim, Carazinho, Água Santa, Aratiba, Três Arroios, Vacaria, Itatiba do Sul, São João da Urtiga, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula.

Anos de realização:
Primeira edição em 2016/2017
Segunda edição em 2018/2019
Terceira edição em 2020/2021
Quarta edição em 2022/2024

Alguns materiais gerados durante as edições do Projeto Consumidores e Agricultores em Rede - Misereor Alemanha:

Mapeamento e identificação 2016/2017

Relatório fotográfico 2016/2017

Relatório fotográfico 2018

Boletim Ação de Abastecimento 2020/2021

2022/2024 Avaliação da oficina de manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão - ANSF

Perfil socioeconômico de mulheres beneficiárias da Ação   solidária de abastecimento de alimentos agroecológicos para famílias em insegurança alimentar devido aos efeitos da Covid-19. 2021/2022

Pesquisa consumidores feiras Lages SC 2022/2024

2022/2024 Avaliação Feira de Sementes Crioulas PR

Avaliação da Vivência em Agrofloresta 2022/2024- Sitio Flor Bela Florianópolis SC 

Poemas: Redes de conexão. Por Miriane Serrato. Poema: A amizade entre a flor e a abelha. Por Luiz   Kohara

ONDE ENCONTRAR ALIMENTOS ORGÂNICOS?

Abaixo você encontra informações sobre localização de feiras agroecológicas, entrega de cestas agroecológicas, contato direto com agricultores e agricultoras fornecedoras de alimentos agroecológicos, assim como de extrativistas e mulheres agroextrativistas processadoras de pinhão.

O objetivo do Centro Vianei é aproximar a cidade do campo, possibilitando a compra direta de alimentos agroecológicos, encurtando caminhos e aproximando pessoas.

“A agroecologia pode ser entendida como uma disciplina científica, como uma prática agrícola ou como um movimento social e político. Nesse sentido, a agroecologia não existe isoladamente, mas é uma ciência integradora (holística) que agrega conhecimentos de outras ciências, além de agregar também saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e camponesas.

Portanto, a base de conhecimento da agroecologia se constitui mediante a sistematização e consolidação de saberes e práticas, convertendo os conhecimentos empíricos tradicionais em conhecimentos com bases e metodologias científicas, visando a sociodiversidade e a agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.”

Fonte: wikipedia.org.Agroecologia

http://www.cooperativaecoserra.com.br/

https://www.instagram.com/feira.amigos.da.terra/

https://www.instagram.com/mercadopublicodelages/