NOTÍCIA

Seminário SAT Pinhão e III Festa da Colheita do Pinhão de São Joaquim foram um sucesso!

Nos dias 12 e 13 de abril o Centro Vianei realizou o Seminário Sistema Agrícola Tradicional (SAT) Pinhão da Serra Catarinense e a III Festa da Colheita do Pinhão em São Joaquim SC.

O evento foi construído com o objetivo de valorizar o extrativismo sustentável, o saber e fazer dos mestres detentores do conhecimento e a cultura alimentar serrana.

O seminário aconteceu na Casa da Cultura de São Joaquim/SC, e contou com a presença de lideranças sindicais locais e regionais, lideranças dos agricultores familiares, representantes dos extrativistas, cooperativas, assim como Embrapa – Brasília/DF, Fundação Catarinense de Cultura )FCC) Florianópolis/SC, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Departamento de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (DDTS), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) Brasília/DF, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – RS, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA) – Lages/SC.

O segundo dia do evento foi realizado na Comunidade do Cruzeiro/SJ, reunindo mais de 100 pessoas. Nesse dia foram realizadas quatro oficinas ministradas pelos mestres e mestras da cultura popular, dentre as oficinas tivemos a realização da Caminhada Transversal pelo SAT Pinhão, elaboração de café e paçoca de pinhão, apresentação sobre as diferentes variedades de pinhão e seus usos, assim como a oficina do Instrumento do Inventário Participativo, por Giselli Miotto, representante do Slow Food Brasil.

O evento finalizou com sapecada de pinhão, roda de contação de causos, cantorias, apresentação da Invernada Artística Grupo Amizade, e um delicioso costelaço!

O evento reuniu mais de 200 pessoas interessadas no tema!

A ASPTA esteve presente prestigiando o evento e colaborando no debate.

Esta é uma Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Edição 2023.

E tem como finalidade a valorização do extrativismo sustentável, o saber fazer dos mestres detentores do conhecimento e a cultura alimentar serrana.

Este evento foi produzido por:  Centro Vianei De Educação Popular, Saber Cultural, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São Joaquim e Região (SINTRAF), TOMBÔ Produções.