NOTÍCIA

Como avaliar os impactos gerados por um projeto de transformação social?

Foi com esta questão norteadora que as 4 organizações do projeto Consumidores e Agricultores em Rede reuniram-se de 13 a 15/02 no município de Palmeira (PR). O debate sobre o tema foi aprofundado atra

 

Foi com esta questão norteadora que as 4 organizações do projeto Consumidores e Agricultores em Rede reuniram-se de 13 a 15/02 no município de Palmeira (PR). O debate sobre o tema foi aprofundado através de uma oficina ministrada por Luiz Kohara, assessor metodológico do CAIS – Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais.

Com larga experiência no acompanhamento de organizações sociais por todo o Brasil, Kohara explica que as ações de um projeto devem produzir indicadores a partir de seus efeitos, ou seja, das mudanças reais que produzem na vida das pessoas e que possam ser aferidas de maneira concreta. “O coração de um projeto social é o monitoramento orientado aos seus efeitos, através de um ciclo coletivo e permanente”, enfatiza Kohara.

Na oficina, os técnicos presentes realizaram exercícios orientados pela metodologia PMA (Planejamento, Monitoramento e Avaliação), para traçar os indicadores que apresentem o panorama de um ano da execução da atual edição deste projeto em Rede. Tal prática reforçou a importância da realização do Monitoramento, cujos resultados contribuem para observar, registrar, analisar e refletir sobre as mudanças percebidas no decurso do projeto, além de documentar e produzir aprendizados com base nas atividades realizadas.

No encontro presencial foram também articuladas as ações do projeto para o próximo período. Além das discussões sobre as dinâmicas solidárias de abastecimento com alimentos agroecológicos, foram traçadas as tarefas para realização do 2o. Seminário Internacional  Alimentos Saudáveis – Redes Agroecológicas de Produção/Consumo, que acontece em Florianópolis (SC) nos dias 25 e 26/04, e a participação integrada no XII Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, previsto para 14 a 16/07 em Maringá (PR).

* Assessoria de Comunicação do Projeto Consumidores e Agricultores em Rede