Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Assessoria técnica do Centro Vianei promoveu oficinas

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
 Oficina de preparação do biofertilizante Supermagro
A assessoria técnica do Centro Vianei de Educação Popular promoveu sete oficinas de preparação do biofertilizante supermagro durante o ano de 2014 entre os municípios de Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, São José do Cerrito,  Painel, Bom Retiro e Lages. 
No início de 2014 foi organizada uma compra coletiva dos ingredientes que compõe o biofertilizante que foram fracionados e resultou em 50 kits que foram encaminhados para agricultores do Planalto Catarinense. Cada kit rende 200 litros de biofertilizante que é diluido e então pulverizado sobre as plantas. 
O supermagro é o nome dado a um biofertilizante composto por materiais organicos de origem vegetal e animal, minerais e microrganismos, depois de um processo de fermentacão. Foi desenvolvido pelo técnico agrícola Delvino Magro e a equipe do Centro de Agricultura Ecológica Ipê do Rio Grande do Sul (CAE/RS), como um fertilizante enriquecido com sais minerais. Além do suplemento de micronutrientes e de uma série de componentes benéficos, o supermagro atua sobre a resistência das plantas frente aos ataques de insetos e de microorganismos.   
É um produto para pulverização foliar em conformidade com a Instrução Normativa nº 17/2014 do Ministério da Agricultura que estabelece regumentos técnicos para os sistemas orgânicos de produção. 
A atividade teve interessantes resultados a curto prazo na região com intensa trocas de experiências, ganhos econônomicos já que alguns agricultores começaram a produzir o biofertilizante para venda; e melhor sanidade dos produtos agroecológicos que serão comercializados.

Oficina de preparação do biofertilizante Supermagro

REFERENCIAS
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 17 de 18 de junho de 2014. Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção, 2014.