Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Estudantes de agroecologia participaram de oficina de preparação de caldas sanitárias de biofertiliz

E-mail Imprimir
 Oficina de preparação do biofertilizante Supermagro
No dia 26 de junho de 2014 o agrônomo Ricardo Brasil Severino assessor técnico do Centro Vianei de Educação Popular, ministrou uma oficina sobre a preparação de caldas e biofertilizantes no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, de Lages. A oficina foi ministrada para os estudantes do 1º, 2º e 3º módulos do curso técnico em Agroecologia atendendo o convite e a colaboração das professoras Cassiane da Costa e Luciane Costa.
O objetivo foi compartilhar experiências técnicas e empíricas obtidas a campo sobre algumas medidas de controle de insetos e microorganismos patogênicos na produção ecológica com a utilização de caldas, como a calda sulfocálcica e a calda bordalesa.  Também foi tratada da importância funcional e da preparação de caldas biofertilizantes, como o supermagro. 
Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2015 16:52 Leia mais...
 

Experiência do projeto Carbono Social em Rede é publicada em revista.

E-mail Imprimir
Trabalho desenvolvido pelo Centro Vianei através do projeto Carbono Social em Rede tem artigo publicado em revista. A revista Cadernos de Agroecologia, que é uma publicação da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA-AGROECOLOGIA, publicou em seu número 9 um artigo da experiência do projeto na Terra Indigena de LaKlãNõ.
O artigo “O POVO QUE CAMINHA SOB O SOL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO CARBONO SOCIAL EM REDE NO TERRITÓRIO INDÍGENA LAKLANO” pode ser acessado no endereço da revista http://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/article/view/16804.
O artigo descreve os trabalhos executados junto a comunidade, que articula ações de preservação ambiental e geração de renda, contribuindo para a autonomia, soberania e segurança alimentar da comunidade. 
  • Evento na aldeia
  • Acessos: 72
  • Evento na aldeia
  • Acessos: 83
  • Evento na aldeia
  • Acessos: 96
  • Evento na aldeia
  • Acessos: 87
 
 
Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2015 14:17
 

Concluídas as 16 casas para os agricultores familiares de São José do Cerrito

E-mail Imprimir
Agricultores Familiares de São José do Cerrito concluiram as obras das 16 Unidades Habitacionais que foram subsidiadas pelo Governo Federal através do PNHR, os agricultores são da comunidade de Santo Antônio dos Pinhos e comunidades próximas, a grande maioria das famílias trabalham com a agroecologia. Das 16 Unidades Habitacionais, 13 são de área de 70 m², 2 casas são de 60 m² e apenas uma é de 50 m². O projeto  é executado através da Associação Intersindical dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Serrana  (ASINTRAF – Região Serrana) e COOPERHAF e conta com o apoio da FETRAF-SUL e Centro Vianei de Educação Popular

 Casa do Sr. Ari Tadeu e Sra. Madalena da comunidade de Sto. Antônio dos PinhosCasa nova da senhora Dalziza da Comunidade de Santo Antônio dos Pinhos (Detalhe: ao fundo casa antig 
 Casa do Sr. Ari Tadeu e Sra. Madalena Casa nova da senhora Dalziza
 
Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2015 11:01
 

Associação Vianei realiza assembléia

E-mail Imprimir
No dia 07 de fevereiro de 2015 a Associação Vianei (AVICITECS) realizou assembléia geral ordinária (AGO) com a seguinte pauta: a) eleger a nova diretoria da entidade; b) prestação de contas; c) admissão e exclusão de associados; d) discussão dos projetos em andamento.
 
A AGO foi realizada nas dependências do Centro Vianei e contou com a presença do quadro de associados que discutiram os pontos de pauta anterior e elegeram para compor a diretoria da gestão 2015 a 2017 os seguintes sócios: presidente - Loreno Siega, tesoureiro - Geraldo Augusto Locks, secretária - Iáscara Almeida Varela, conselho fiscal – Antônio Carlos Vieira, Sergio Sartori e Aquiles Munarim
 
Diretoria 2015-2016 Diretoria 2015-2016  Diretoria 2015-2016

 Loreno Siega
Presidente 

Geraldo Locks
Tesoureiro
Iáscara A. Varela
Secretaria
Última atualização em Ter, 24 de Fevereiro de 2015 14:47
 

Nota de Falecimento

E-mail Imprimir
 
Moacir Marques Bitencourt  
O Centro Vianei de Educação Popular com pesar comunica o falecimento de seu funcionário Moacir Marques Bitencourt ocorrido dia 26/01/2015 às 09:30, vitima de um acidente de trânsito.
O corpo será velado na Capela Nossa Senhora Aparecida
Capela mortuária: Dom Daniel.

Última atualização em Seg, 26 de Janeiro de 2015 15:49
 

Estudantes do Instituto Federal Catarinense realizam estágio curricular no Centro Vianei

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
 Estágios 2015
O Centro Vianei de Educação Popular recebeu três estagiários do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul para realizar estágio curricular. Os estagiários são do curso técnico em agroecologia, que cujos nomes são: Cassiano Catoni Trentini de Rio do Oeste, Héliton de Andrade de Alfredo Wagner e Lucas de Córdova de Otacílio Costa. No período de 14/07/2014 a 25/07/2014 iniciaram a primeira fase do estágio, a segunda parte vai ser realizada no período de 06/01/2015 a 30/01/2015. 
Última atualização em Seg, 12 de Janeiro de 2015 18:37 Leia mais...
 

Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN) é lançado pelo governo do estado

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
 Evento pesanJG_UPLOAD_IMAGENAME_SEPARATOR1
No dia 03-12 foi lançado em Florianópolis-SC o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN).
O evento foi promovido pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). 
O evento contou com a presença de autoridades governamentais do estado de Santa Catarina, da Assembléia Legislativa (ALESC), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e do CONSEA-SC. Também estiveram presentes representantes de municípios do estado que compõem as Câmaras Intersecretariais de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN MUNICIPAL) e presidentes e representantes dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEAS). 
O PESAN lançado tem uma vigência entre os anos de 2014 e 2019 e conta com oito diretrizes que estarão sendo implementadas por oito secretarias de estado.
Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 19:47 Leia mais...
 

ANA e FASE lançam caderno pedagógico

E-mail Imprimir
 Caderno Fase

ANA e FASE lançam caderno pedagógico sobre agroecologia, desenvolvimento territorial e políticas públicas

O Caderno Pedagógico está dividido em três partes: a primeira trata das políticas de desenvolvimento territorial rural e a promoção da agroecologia, a segunda parte trata do uso da cartografia social na construção de territórios da agroecologia e a terceira parte trata da construção e negociação de políticas setoriais. A Articulação Nacional de Agroecologia(ANA)  e a Federação de Orgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) lançaram em novembro de 2014 um caderno pedagógico sobre agroecologia, desenvolvimento territorial e políticas públicas. 

Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 19:51 Leia mais...
 

Atividade de Educação Ambiental na escola Vanhecú Patté

E-mail Imprimir
O projeto Carbono Social em Rede realizou trabalho de educação ambiental com crianças indígenas da aldeia Bugio.
Última atualização em Qua, 19 de Novembro de 2014 09:40 Leia mais...
 

A Articulação Nacional de Agroecologia elabora carta de apoio à eleição de Dilma Rousseff

E-mail Imprimir

A Rede ECOVIDA, da qual o Centro Vianei é um parceiro histórico, e integrante da Articulação Nacional de Agroecologia, assinou a carta encaminhada à Sociedade Brasileira de Apoio à Eleição de Dilma Roussef.  

Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 20:34 Leia mais...
 

Video Carbono Social em Rede

E-mail Imprimir

Lançado no YouTube um vídeo sobre o projeto Carbono Social em Rede.

 O audio visual foi produzido entre março e agosto de 2014, e conta detalhes sobre a atuação do projeto.

 

Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 20:59
 

CONAB paga preço mínimo para pinhão da Agricultura Familiar

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
A Política Nacional de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade – PGPM-Bio – através da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB– vem garantido valor mínimo na comercialização para diversos produtos. O pinhão é um deles.
Última atualização em Qui, 22 de Janeiro de 2015 14:09 Leia mais...
 

​​Formação em Comunicação Estratégica e Incidência Política

E-mail Imprimir
CONVITE

​​Formação em Comunicação Estratégica e Incidência Política para organizações da sociedade civil

Dias 10 a 12 de março de 2015, em Florianópolis/SC

Inscrições até 30/01/2015!
Leia mais...
 

Evento internacional

E-mail Imprimir
  1º. Seminário de Agroecologia da América do Sul
TRABALHO DO PROJETO CARBONO SOCIAL EM REDE FOI APRESENTADO EM EVENTO INTERNACIONAL  

O trabalho ambiental e social que está sendo realizado desde 2012 pelo projeto Carbono Social em Rede no território indígena LaKlãNõ (no município de José Boiteaux, na região do Alto  Vale do Itajaí) foi apresentado na última  semana em evento internacional,  realizado na cidade de Dourados (MS).  
Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 19:54 Leia mais...
 

Plataforma de boas práticas para o desenvolvimento sustentável

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
 Apresentação FAO
Representantes da FAO do sul do Brasil estiveram hoje na cidade de Lages apresentando a plataforma de boas práticas para o desenvolvimento sustentável e conhecendo os principais projetos socioambientais que ocorrem na região serrana do estado de Santa Catarina. Foi um excelente ambiente para divulgação do projeto Carbono Social em Rede e troca de experiências entre instituições.
 
Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 20:25 Leia mais...
 

Disco Xepa Floripa efetua sua compensação ambiental

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
 Disco Xepa
Disco Xepa Floripa, que acontece dia 18 de outubro no Bairro Monte Cristo, comunidade Chico Mendes, além de lutar contra o desperdício também se empenha no combate ao efeito estufa. 
 
Última atualização em Ter, 09 de Dezembro de 2014 20:26 Leia mais...
 

Centro Vianei recebe homenagem

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Centro Vianei recebe homenagem em reconhecimento à contribuição no fortalecimento da organização da agricultura familiar catarinense 

No dia 17 de julho de 2014 no município de Pinhalzinho o Centro Vianei de Educação Popular recebeu juntamente com outras organizações uma homenagem em reconhecimento ao seu trabalho histórico de fortalecimento das organizações da agricultura familiar no estado de Santa Catarina.

Última atualização em Qua, 20 de Agosto de 2014 10:32 Leia mais...
 


Página 4 de 9