NOTÍCIA

Realizada a segunda oficina do Projeto “Da Terra à Mesa”, no município de São Joaquim

Essa atividade integra as ações previstas no projeto, que incluem não apenas a formação e qualificação de agentes de transição agroecológica.

No dia 26 de setembro de 2025 foi realizada a segunda oficina do Projeto “Da Terra à Mesa”, no município de São Joaquim, contando com agricultores familiares de diferentes comunidades. O projeto, executado pelo Centro Vianei de Educação Popular, integra o edital da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que tem como objetivo fortalecer e ampliar os sistemas de produção agroecológicos e em transição, bem como apoiar as organizações socioeconômicas da Agricultura Familiar do Sul do Brasil.

A oficina, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Joaquim e Região (SINTRAF-SJR), abordou mercados Institucionais (Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), além de políticas públicas municipais, estaduais e projetos conduzidos pelo SINTRAF. O Centro Vianei foi responsável pela organização e execução da oficina, com mobilização e articulação dos palestrantes da EPAGRI, SINTRAF-SJR, AFACER (Associação das Famílias Agricultoras do Cruzeiro e Região), Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura de São Joaquim, e dos agricultores familiares – público-alvo da ação.

Essa atividade integra as ações previstas no projeto, que incluem não apenas a formação e qualificação de agentes de transição agroecológica, mas também a organização de cadeias produtivas e facilitação do acesso a mercados institucionais para agricultores familiares.

Agradecemos a participação da EPAGRI, representada pelo extensionista Nilton Nunes de Jesus, do presidente do SINTRAF-SJR, Ilton Carvalho, da agricultora familiar, Engenheira Agrônoma integrante da AFACER, Elaine Vicente, da responsável pelo PNAE na Secretaria Municipal de Educação, a nutricionista Cláudia Aparecida Córdova Barbosa, da Engenheira Agrônoma Fabiane Nunes e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, que gentilmente contribuíram com a apresentação e discussão dos temas abordados.

 

Foto 1: Oficina sobre Políticas Públicas no Município de São Joaquim/SC, na sede da SINTRAF-SJR, no dia 26 de setembro de 2025 – Mediação e apresentação dos diferentes projetos desenvolvidos pelo Centro Vianei de Educação Popular, pela Engenheira Agrônoma Cíntia Hoffer da Rocha.

Foto 2: Oficina sobre Políticas Públicas no Município de São Joaquim/SC, na sede da SINTRAF-SJR, no dia 26 de setembro de 2025 – Apresentação do Projeto Roteiro da Sociobiodiversidade do Pinhão (Meta 1 – Desenvolvida pelo Centro Vianei), com o Engenheiro Agrônomo Fábio Anderson.

Foto 3: Oficina sobre Políticas Públicas no Município de São Joaquim/SC, na sede da SINTRAF-SJR, no dia 26 de setembro de 2025 – Apresentação do Projeto Roteiro da Sociobiodiversidade do Pinhão (Meta 3.1 e 3.2, desenvolvida pela UFSC), com a Engenheira Agrônoma Julia Goetten Wagner.

 

Foto 4: Oficina sobre Políticas Públicas no Município de São Joaquim/SC, na sede da SINTRAF-SJR, no dia 26 de setembro de 2025 – Apresentação do Projeto Da Terra à Mesa, com a Técnica em Agroecologia, Carolina Couto (Centro Vianei de Educação Popular).

Foto 5: Apresentação das políticas e programas municipais de São Joaquim para agricultura familiar, pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura.

 

Foto 6: Apresentação sobre o PNAE, com a nutricionista da alimentação escolar do município de São Joaquim, Cláudia Aparecida Córdova Barbosa, da Secretaria Municipal de Educação

 

Foto 7: Apresentação sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos, com Engenheira Agrônoma e integrante da AFACER (Associação das Famílias Agricultoras do Cruzeiro e Região) Elaine Vicente.

Foto 8: Apresentação sobre as programas e políticas públicos apoiados pelo estado de Santa Catarina, por Nilton Nunes de Jesus, extensionista da EPAGRI.

Foto 9: Público presente na Oficina realizada no projeto Da Terra à mesa, no município de São Joaquim.