No link a seguir é possível acessar a Revista ABEMA em português.
Revista ABEMA 8ª Edição - pg 92/93.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) é uma das instituições coordenadoras do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAT Planalto Sul). O PAT Planalto Sul, foi o primeiro a ser elaborado e publicado no Brasil, e também o primeiro plano de ação a ser coordenado por meio de parceria entre dois órgãos estaduais de meio ambiente, o IMA/SC e a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA/RS).
A presidente do IMA/SC, Sheila Meirelles, enfatiza que o trabalho integrado proposto pelo PAT Planalto Sul por meio da articulação dos dois estados é uma ferramenta poderosa para a atuação dos servidores do IMA, cumpre um papel importante.
O PAT Planalto Sul foi elaborado em duas oficinas participativas realizadas em fevereiro e junho de 2019.
As ações buscam reduzir o risco de extinção das 22 espécies focais, 14 espécies da flora e cinco espécies da fauna, todas elas constantes em listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção em nível federal ou estadual. Com foco na proteção do território como um todo, envolvendo aspectos culturais e econômicos, as ações do PAT Planalto Sul beneficiam também muitas outras espécies ameaçadas com o ocorrência no território, chamadas espécies beneficiárias.
O texto a cima é um breve resumo do texto contido na Revista ABEMA.