Centro Vianei de Educação Popular

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Projeto Educação do Campo

Objetivos

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Objetivo Geral:

Garantir o acesso dos povos do campo à uma educacão básica de qualidade, através de um programa de formacao continuada de gestores e educadores do campo, no território da serra catarinense.

Objetivos especificos:

1. Realizar  formação continuada dos educadores do campo, capacitando-os para o trabalho com crianças e adolescentes que vivem no campo.

2. Desenvolver curso para gestores educacionais e lideranças comunitárias sobre Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.

3. Promover  ciclo de debates comunitários sobre Educação do Campo,  através de seminários e conferências nos municípios.

4. Promover Conferência Regional de Educação do Camp.

5. Realizar  pesquisa  sobre Educação do Campo: Cultura e Territorialidade, produzindo o perfil sobre as políticas e práticas de educação do campo na Serra Catarinense.

Última atualização em Sáb, 19 de Junho de 2010 15:36
 

Resumo do projeto de Educação do Campo

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As reflexões e a produção acadêmica sobre o campo brasileiro neste inicio do século XXI saem das penumbras e da marginalidade na proposição e elaboração das políticas públicas brasileiras. Entre elas, as políticas educacionais, as quais num contexto de crise e impulsionadas pelos movimentos sociais, abrem espaço para se repensar a complexidade, a desigualdade social e do mesmo modo a especificidade do campo, do rural no Brasil. Esta conjuntura favorável à redefinição de novos caminhos e posições político-pedagógicas vem tomando corpo especialmente pela pressão e reivindicações dos movimentos sociais do campo acumulando sobremaneira antigas bandeiras de luta. Este repensar pressupõe estrategicamente  a produção  e a discussão sobre princípios filosóficos e metodológicos da Educação. Para tanto, a formação docente para o professor que atua com formação no campo e do campo é prioritária para a melhoria da qualidade e do acesso à educação dos povos que vivem no campo. Necessita-se de processos formativos que contribuam para a compreenção de que esta realidade é heterogênea, multidisciplinar e que vai além dos conteúdos formais inscritos em programas de ensino como tradicionalmente vem se praticando. Ou ainda, substanciados em propostas ditas reflexivas e progressistas, mas que na sua práxis tem reproduzido um saber urbanocêntrico, excluindo o campo enquanto categoria social e cultural.
Última atualização em Sex, 28 de Janeiro de 2011 08:39 Leia mais...
 


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