Atuando em Educação Popular e Agroecologia desde 1983

A Associação Vianei de Cooperação e Intercâmbio no Trabalho, Educação, Cultura e Saúde – AVICITECS é uma organização não governamental da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Ela é constituída por pessoas de diferentes áreas do conhecimento que atuam desde 1983 principalmente com organizações e movimentos sociais em Santa Catarina.

O Centro Vianei – AVICITECS, participa de redes da sociedade civil, que trabalham na promoção e assessoria da agricultura familiar, agroecologia e da soberania e segurança alimentar. As suas ações promovem desenvolvimento sustentável e justiça social, por meio do aprendizado coletivo, da recuperação e manutenção das florestas, da valorização dos saberes e fazeres tradicionais, do exercício da cidadania e o do fortalecimento das organizações sociais.

O Centro Vianei de Educação Popular teve início no ano de 1983, na condição de um projeto chamado “Projeto Vianei”, ligado ao Instituto São João Batista Vianei; este instituto, por sua vez, um estabelecimento educacional de ensino médio, vinculado à Diocese de Lages. Resultou de iniciativa de algumas pessoas, profissionais da área das Ciências Humanas e Sociais a ideia mobilizadora inicial da proposição de um projeto de formação voltado a jovens filhos de agricultores. Em seu início contou-se com o apoio do MEC através do financiamento.

Áreas de atuação

Nossa atuação é voltada para o campo e suas questões. Seja na perspectiva produtiva, onde o Centro Vianei trabalha alternativas de produção, em busca de sustentabilidade e inovação. No aspecto educacional, numa perspectiva de formação para cidadania. E também na cultura, onde trabalhamos o patrimônio imaterial de nossa região.

O principal publico de atuação é constituído por extrativistas, pequenos agricultores e agricultoras familiares, agricultores e agricultoras assentados, consumidores de produtos agroecológicos preferencialmente jovens e mulheres.

A atuação é realizada prioritariamente na região do Planalto Catarinense.

Diretoria Centro Vianei

No dia 23 de novembro de 2020, realizou-se a assembleia geral ordinária eletiva da Associação Vianei de Cooperação e Intercâmbio no Trabalho, Educação, Cultura e Saúde – AVICITECS, obedecendo as normas dos governos estadual e municipal, devido a pandemia causada pela Covid-19, conforme DECRETO n° 587, de 30 de abril de 2020 que altera o Decreto n° 652, de 2020. Nessa data ficou determinado que a diretoria será composta por:

Presidente

Ivo Severino Macagnan​

Tesoureiro

Aquiles Munarin​

Secretário

Tienko Vitor da Rocha​

Conselho Fiscal

José Luiz Carraro, Matheus Nunes Silva, Gilmar Luiz Espanhol​

Natal João Magnanti – Pedagogo e Eng. Agrônomo,
Doutor em agroecossistemas.
Coordenador de Projetos
natalmagnanti@gmail.com

Rui Alvacir Netto – Administrador
Gestor de Projetos
netto.rui@gmail.com

Zeferino Leite – Contabilista
Administrativo – Financeiro
zefaleitesilva@gmail.com

Danúsia Vieira Sartori – Engª Agrônoma,
Especialista em Educação Ambiental.
dvsartori@gmail.com

Carolina Couto Waltrich – Gestora Ambiental,
Técnica em agroecologia.

contato@vianei.org.br

Notícias

Publicações

Abastecimento Agroecológico de Consumidores Articulado com Soberania e Segurança Alimentar Nutricional

Videos

Downloads

Fale Conosco

Fale Conosco