Pinhão: Produto da Sociobiodiversidade
Sex, 21 de Agosto de 2015 08:30
Centro Vianei, através do projeto, Promoção e Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Pinhão na Serra Catarinense, lança cartilha sobre o pinhão. Clique aqui para baixar a cartilha.
Última atualização em Sex, 21 de Agosto de 2015 08:42
|
Lançada cartilha
Seg, 17 de Agosto de 2015 14:56
| O Centro Vianei lançou a cartilha Fazeres e Saberes no Manejo da Araucária mo Planalto Serrano Catarinense. Este material é resultado do acúmulo de saberes e fazeres de agricultores e agricultoras das associações, grupos e cooperativas de agricultores familiares da Região do Planalto Serrano Catarinense e de instituições como a Rede Ecovida de Agroecologia, a Cooperativa Ecoserra e o Centro Vianei de Educação Popular, entre outras. Este manual foi construído com o apoio do Projeto “Promoção e fortalecimento da cadeia produtiva do pinhão na Serra Catarinense, tendo como protagonista a Agricultura Familiar Agroecológica e como mote a agregação de valor e o fortalecimento de mercados sustentáveis” em que o Tropical Forest Conservation Act (TFCA) é o financiador, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) o gestor dos recursos e o Centro Vianei o executor. |
Última atualização em Seg, 17 de Agosto de 2015 15:02
Edição da revista Galileu do mês de fevereiro aborda trabalho sobre pinhão
Qui, 26 de Fevereiro de 2015 15:38
 |
A revista Galileu de fevereiro de 2015 cita na matéria “Menus em risco de extinção” o trabalho desenvolvido pelo Centro Vianei, pela Cooperativa Ecoserra, pela Arca do Gosto e pelos extrativistas do município de Painel. Nessa matéria que pode ser acessada pelo link http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/02/pratos-tipicos-brasileiros-estao-em-risco-de-extincao.html são fornecidas informações sobre o movimento Slow food, bem como alguns alimentos que integram a arca do gosto. O pinhão é um destes alimentos que é citado e que vem sendo valorizado como patrimônio alimentar e cultural por organizações locais e regionais dos agricultores(as) familiares da região serrana de Santa Catarina. Além disso, a conservação da araucária e, por conseguinte, do pinhão enquanto produto da sociobiodiversidade, é fundamental para valorizar uma importante cadeia produtiva que mobiliza milhares de postos de trabalho e dinamiza a economia regional da Serra Catarinense durante o período de inverno.
Última atualização em Qui, 26 de Fevereiro de 2015 15:41
|
CONAB paga preço mínimo para pinhão da Agricultura Familiar
Sex, 12 de Dezembro de 2014 15:28
A Política Nacional de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade – PGPM-Bio – através da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB– vem garantido valor mínimo na comercialização para diversos produtos. O pinhão é um deles.
Última atualização em Qui, 22 de Janeiro de 2015 14:09
Leia mais...
Centro Vianei de Educação Popular contrata colaborador.
Ter, 01 de Julho de 2014 13:17
O Centro Vianei de Educação Popular através do Projeto Promoção e Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Pinhão na Serra Catarinense financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO- contratou um novo colaborador.
Última atualização em Ter, 01 de Julho de 2014 13:21
Leia mais...
|
|
|
|
Página 1 de 2 |