Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias

Pinhão: Produto da Sociobiodiversidade

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
 Capa Cartilha do PinhãoJG_UPLOAD_IMAGENAME_SEPARATOR1

Centro Vianei, através do projeto, Promoção e Fortalecimento da Cadeia Produtiva  do Pinhão na Serra Catarinense, lança cartilha sobre o pinhão.

Clique aqui para baixar a cartilha. 

 

Última atualização em Sex, 21 de Agosto de 2015 08:42
 

Lançada cartilha

E-mail Imprimir
capa cartilha pinhao 

O Centro Vianei lançou a cartilha Fazeres e Saberes no Manejo da Araucária mo Planalto Serrano Catarinense

Este material é resultado do acúmulo de saberes e fazeres de agricultores e agricultoras das associações, grupos e cooperativas de agricultores familiares da Região do Planalto Serrano Catarinense e de instituições como a Rede Ecovida de Agroecologia, a Cooperativa Ecoserra e o Centro Vianei de Educação Popular, entre outras. Este manual foi construído com o apoio do Projeto “Promoção e fortalecimento da cadeia produtiva do pinhão na Serra Catarinense, tendo como protagonista a Agricultura Familiar Agroecológica e como mote a agregação de valor e o fortalecimento de mercados sustentáveis” em que o Tropical Forest Conservation Act (TFCA) é o financiador, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) o gestor dos recursos e o Centro Vianei o executor.  

 

Última atualização em Seg, 17 de Agosto de 2015 15:02
 

Edição da revista Galileu do mês de fevereiro aborda trabalho sobre pinhão

E-mail Imprimir
 Revista Galileu de fevereiro
A revista Galileu de fevereiro de 2015 cita na matéria “Menus em risco de extinção” o trabalho desenvolvido pelo Centro Vianei,  pela Cooperativa Ecoserra, pela Arca do Gosto e pelos extrativistas do município de Painel. Nessa matéria que pode ser acessada pelo link http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/02/pratos-tipicos-brasileiros-estao-em-risco-de-extincao.html são fornecidas informações sobre o movimento Slow food, bem como alguns alimentos que integram a arca do gosto. O pinhão é um destes alimentos que é citado e que vem sendo valorizado como patrimônio alimentar e cultural por organizações locais e regionais dos agricultores(as) familiares da região serrana de Santa Catarina. Além disso, a conservação da araucária e, por conseguinte, do pinhão enquanto produto da sociobiodiversidade, é fundamental para valorizar uma importante cadeia produtiva que mobiliza milhares de postos de trabalho e dinamiza a economia regional da Serra Catarinense durante o período de inverno. 

Última atualização em Qui, 26 de Fevereiro de 2015 15:41
 

CONAB paga preço mínimo para pinhão da Agricultura Familiar

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
A Política Nacional de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade – PGPM-Bio – através da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB– vem garantido valor mínimo na comercialização para diversos produtos. O pinhão é um deles.
Última atualização em Qui, 22 de Janeiro de 2015 14:09 Leia mais...
 

Centro Vianei de Educação Popular contrata colaborador.

E-mail Imprimir
O Centro Vianei de Educação Popular através do Projeto Promoção e Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Pinhão na Serra Catarinense financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO- contratou um novo colaborador.
Última atualização em Ter, 01 de Julho de 2014 13:21 Leia mais...
 


Página 1 de 2