Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Agroecologia
A agroecologia consiste em uma proposta de agricultura sustentável, ou seja, socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável


AS PTA realizar atividade com a Associação de Produtores Ecológicos de Palmeira.

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
 Evento ASPTA
No dia 09 de março foi realizada a reunião mensal da APEP (Associação de Produtores Ecológicos de Palmeira), reunião que aconteceu na comunidade de Pinheiral de Cima, propriedade da família de Balbina e Orlando Iantas.
Um tema da foi a apresentação na reunião sobre o Projeto em Redes por assessor técnico da AS-PTA agricultura familiar e agroecologia. O projeto em redes denominado “Promoção da Articulação entre o Campo e a Cidade em Dinâmicas Locais e Regionais de Abastecimento Agroecológico, conjugado com Incidência Política em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” é composto por 4 entidades parceiras: AS-PTA agricultura familiar e agroecologia- PR, CEPAGRO (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo) de Florianópolis- SC, CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares)de Passo Fundo- RS e CENTRO VIANEI de Educação Popular de Lages-SC, esta sendo  a proponente do projeto.
O objetivo geral do projeto é melhorar as condições de abastecimento de alimentos agroecológicos dos (as) consumidores (as) através da articulação entre organizações do campo e da cidade.
Última atualização em Seg, 14 de Março de 2016 16:27 Leia mais...
 

Vídeo pioneiro sobre agroecologia

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

O Centro Vianei produziu em 1992 um documentário sobre algumas experiências em agroecologia. Construindo Agroecologia em Santa Catarina, foi um marco sobre os estudos e experiências de agricultores familiares de Santa Catarina.

Resgatamos esse vídeo, com mais de 20 anos e disponibilizamos ele na Internet.

 

Última atualização em Ter, 18 de Março de 2014 16:59
 

Agroecologia

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Histórico

O termo agroecologia surge na década de 1970 como campo de produção científica, como ciência multidisciplinar, preocupada com a aplicação direta de seus princípios na agricultura, na organização social e no estabelecimento de novas formas de relação entre sociedade e natureza.

O surgimento da agroecologia, cujas bases ainda estão sendo fundadas, coincidiu com a preocupação pela preservação dos recursos naturais. Os critérios de sustentabilidade nortearam as discussões sobre uma agricultura sustentável, que garanta a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo garanta a segurança alimentar.

Última atualização em Sex, 12 de Março de 2010 23:13 Leia mais...