Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Santa Catarina adere ao novo modelo do Programa de Aquisição de Alimentos

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Levantamento vai indicar municípios do estado que podem participar do programa. Canal de comercialização para a agricultura familiar beneficia famílias em insegurança alimentar

Brasília, 11 – O governo do estado de Santa Catarina firmou compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para executar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por meio do novo modelo (regulamentado pelo Decreto 7.775). Agora será realizado um levantamento dos municípios catarinenses que podem participar do programa. Em seguida, será desenvolvida uma proposta de execução.  O Extrato de Adesão ao PAA foi publicado esta semana no Diário Oficial da União.
Segundo a diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e Comercialização da Produção da Agricultura Familiar, Denise Reif Kroeff, a assinatura do termo de adesão é de grande importância para os produtores familiares e para a economia local. “A adesão ao PAA pelo estado de Santa Catarina abre um grande canal de comercialização para a agricultura familiar, além de beneficiar famílias em insegurança alimentar e possibilitar o atendimento da rede socioassistencial e dos equipamentos de segurança alimentar e nutricional.” Ela ainda destaca que o PAA tem papel “pedagógico”, por ajudar o agricultor a planejar a produção tendo um mercado garantido.

De acordo com a diretora, o novo modelo do PAA não exige a formalização de convênios e torna o programa menos burocrático e mais transparente. A adesão também beneficia os agricultores familiares no momento de receber pela produção. “O pagamento por meio do cartão do PAA vai fazer com que o agricultor receba o pagamento do produto vendido em sua própria conta beneficio. Isso permite a ele sacar ou utilizar no comércio local via débito automático”, diz Denise.

Até o momento, 19 estados já aderiram ao programa.

Fonte: Ascom/MDS
(61) 3433-1021

www.mds.gov.br/saladeimprensa