Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Neutralização de Eventos

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 8
PiorMelhor 

Todo evento social, seja ele show, casamento, batizado, passeata, festival, quermesse, seminários, palestras, enfim, eventos de pequeno ou grande porte, acabam emitindo gases que contribuem para o efeito estufa. Isso acontece principalmente através do consumo de alimentos, do lixo gerado, do deslocamento dos participantes e atrações, ou pela energia elétrica consumida. Para determinar o impacto do evento, considera-se que a quantidade de CO2 equivalente emitido está diretamente ligado ao número de participantes e algumas características básicas dos eventos. A neutralização, ou compensação destas emissões demonstram a responsabilidade ambiental e social dos participantes e organizadores do evento. Além disso, um evento que neutraliza sua pegada de carbono, atrai patrocinadores e público, o que pode gerar uma fidelidade entre o evento, participantes e patrocinadores, beneficiando a todos.

Mas como calcular a pegada de carbono de um evento? Normalmente, os cálculos de emissão e neutralização de carbono são feitos com base nos gastos de energia e emissão de poluentes das diversas atividades relativas ao evento, tais como: o transporte, tanto dos participantes quanto das atrações, o consumo de energia elétrica, na montagem e no evento, o consumo de água e a geração de resíduos sólidos. Porém, esses cálculos são apenas uma sugestão e variam muito com a metodologia adotada por empresas que prestam esses serviços. Em muitos casos o serviço de levantamento de emissões, feitos por empresas, pode custar mais caro que a própria neutralização do evento, inviabilizando economicamente a neutralização. Utilizando todos esses indicadores, com valores médios, o cálculo para um evento em ambiente fechado, com aproximadamente 1.000 pessoas, resulta na liberação de aproximadamente 20 toneladas de CO2 equivalente. Essa pegada de carbono pode ser reduzida em 30%, se o evento executar um plano de gestão ambiental, com práticas como coleta seletiva de lixo, educação ambiental, economia de luz, água, transporte coletivo ou solidário entre outros.

Desta forma, o custo de compensação de um evento torna-se viável. Fazendo a compensação ambiental, ou neutralização do evento através do projeto Carbono Social em Rede, o valor em média para neutralização do evento é de menos que 1 real por participante. E ainda há que considerar os ganhos ambientais e sociais, no fortalecimento da agricultura familiar.

No site www.carbonoemrede.org.br podemos fazer o cálculo da quantidade de CO2 equivalente emitido pelo evento e adotar as árvores necessárias para a sua compensação. E ao divulgar o número de árvores adotadas na neutralização do evento, os participantes podem consultar o site e verificar a existência de cada árvore, com sua localização, foto, nome dos responsáveis e atividades ambientais e educativas relacionadas. Assim, você tem como comprovar onde e de que forma o evento foi neutralizado.

Diferenciais da neutralização realizada pelo Projeto Carbono Social em Rede:

1- Garantia de existência e contagem única, todas as árvores foram fotografadas e georreferenciadas com etiquetas e números de série e estarão visíveis no site do projeto sob a adoção do evento;

2- Apoio a recuperação de áreas degradadas;

3- Apoio a projetos de agricultura sustentável;

4- Remuneração de agricultores familiares pelo serviço ambiental prestado;

5- Processo de educação ambiental contínuo em escolas do campo;

6- Divulgação do evento, marketing social e ambiental através do site do projeto.

Neutralize seu evento conosco.

Acesse, www.carbonoemrede.org.br, faça seu cadastro e inclua seu evento, utilize nossa calculadora de emissões, e adote as árvores necessárias para a compensação de seu evento. Duvidas podem ser sanadas pelo fone (49) 3222 4255 ou e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .