Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Curitibanos aguarda sua Rainha

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Por Tatiana Ramos no Jornal a Semana

Centenário da Guerra do Contestado será o foco do concurso deste ano, que promete unir história, tecnologia e sustentabilidade.

Cultura, história, sustentabilidade e tecnologia unidas em torno de muita expectativa. Assim será este sábado (28) para quem acompanhar o concurso que define a Rainha e princesas da Expocentro 2012. O concurso inicia às 20 horas, no Ginásio Municipal Onofre Santo Agostini, que promete estar tomado por convidados e torcidas, a exemplo de edições anteriores.
   Concorrem ao posto mais alto da beleza curitibanense, 19 candidatas de 16 a 22 anos. Este ano, uma das novidades é que, além das cinco escolhidas pelos sete jurados oficiais, haverá uma faixa destinada à Princesa Virtual, escolhida por voto popular. A votação segue até as 12 horas deste sábado (28), pelo site www.viapublicaonline.com. A candidata com mais votos será apresentada ao público durante o concurso. “Também está sendo organizada a transmissão do concurso, ao vivo, pelo site Via Pública, o que promete ser mais uma inovação deste ano”, adiantou a secretária de Educação e Cultura Cristina Ehrhardt.
   Com tema centrado nos cem anos da Guerra do Contestado, o concurso retoma a história do conflito, mas, segundo a secretária, não se restringe a ele. “Vamos passear pela história do Contestado, enfatizando que somos fruto desse conflito, mas que precisamos avançar pensando no futuro, para tornar nossa cidade cada vez melhor de se viver”, afirmou.
   A secretária adiantou que o evento contará com participações especiais de escritores e pesquisadores do tema, além da presença de uma personagem da Guerra. Na decoração, haverá referências ao período do Contestado e aos dias atuais, passando de um momento para o outro de uma forma harmoniosa. “Não haverá um choque entre o antigo e o moderno. Tudo segue a mesma linha”, avaliou a promoter Carlota Di Pietro, responsável pela organização do evento. “Estamos trabalhando com muita dedicação, pois sempre quero que o concurso seja cinematográfico”, completou.
   Para garantir suspiros e admiração na edição deste ano, Carlota trará novidades e surpresas. Uma delas está na passarela, em vários níveis, o que influenciará na coreografia das candidatas. Segundo a promoter, serão dois momentos distintos de apresentação, mas com cenários e figurinos fugindo do clichê. “Teremos, em um primeiro momento, mulheres mais simples, rústicas. No segundo momento, elas surgem modernas, glamourosas, com um toque discreto de sensualidade”, descreveu.
   Na transformação desse conceito em realidade, os trajes estão a cargo do estilista Júlio Cerutti, da grife Anita Voss. Carlota destacou que está sempre se atualizando sobre as tendências de grandes cidades para trazer a Curitibanos e isso será mantido no figurino deste ano. “Estou atenta ao que acontece no mundo e tudo tem um porquê.  Procuro, a cada edição, trazer o máximo que posso”, afirmou.

SUSTENTABILIDADE
   A exemplo do ano passado, o concurso deste ano também terá uma preocupação com a preservação ambiental através do sistema de neutralização de carbono. O trabalho é desenvolvido através do projeto Carbono Social em Rede, realizado em Curitibanos pelo Centro Vianei de Educação Popular, de Lages, em parceria com o Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini.
Através de cálculos matemáticos, são analisadas variáveis como consumo de energia elétrica e de combustíveis fósseis relativos ao transporte; volume de água e esgoto resultado do consumo no local do evento; lixo produzido; e distância média percorrida pelo público até o evento. A partir daí, calcula-se quantas árvores devem ser plantadas para neutralizar essa emissão de poluentes.
Com base nesse sistema, as candidatas a Rainha da Expocentro plantaram, na última quinta-feira (26), 40 mudas de árvores nas praças Centenário (Parque do Capão) e Alziro Mota Santos (atrás do asilo).

INGRESSOS
   Os ingressos para o concurso estão à venda com as candidatas ao preço de R$ 10 para arquibancada. No dia do evento, haverá ingressos com meia entrada, mediante apresentação da carteirinha de estudante. Mesas para quatro pessoas podem ser adquiridas por R$ 70, na Secretaria de Educação e Cultura, mas os espaços são limitados.

Delicadeza e modernidade

   Quem assistir ao concurso Rainha da Expocentro deste ano, certamente, ficará encantado com peças diferenciadas que integrarão o cenário. Produzidas pela designer curitibanense Maria Regina Ronzani, oito bonecas representarão, de uma forma criativa, a passagem do período da Guerra do Contestado aos dias atuais. “A ideia que a secretária Cristina me passou era de transição da tristeza para a alegria, representando, com movimento e vida, as mulheres de hoje”, explicou a designer.
   A partir desse conceito, há dois meses, Maria Regina iniciou o trabalho de confecção das bonecas. Segundo ela, para estar afinada com a atualidade, pesquisou sobre moda e tendências, chegando a padrões florais e delicados, mas sem cair no infantil. “Por mais delicadas que sejam, elas são mulheres e não meninas”, observou.
   Com 1,80 metro de altura, as bonecas retratam os diferentes tipos de mulheres presentes na região, indo das japonesas às morenas. Cabelos, figurinos e cores diferem de uma para outra, mas, em comum, estão os olhos, sempre fechados, o que pode ser explicado de forma bela e simples. “Os olhos fechados demonstram que não devemos estar atentos só à beleza, só ao que sentimos com o olhar. Muitas belezas devem ser sentidas com o coração”, finalizou Maria Regina.

 Candidatas rainha 2012

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});