Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Carbono Social em Rede na TV Barriga Verde

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

Em decorrência da neutralização do campeonato, Brasil Surf Pro, realizado em novembro de 2011, o Centro Vianei, através do projeto Carbono Social em Rede teve participação no programa Sustentar da TVBV de Santa Catarina.

O programa Sustentar vai ao ar aos domingos pela manhã e é voltado para divulgação de iniciativas sustentáveis no Estado.

O campeonato de Surf - Surf Pró, é considerado um dos eventos de surf mais sustentáveis do mundo. E em 2011, o projeto Carbono Social em Rede do Centro Vianei, que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental foi convidado a fazer a neutralização das emissões de Carbono do evento.

Para além da neutralização, o projeto deslocou para a praia da Joaquina em Florianópolis, 40 pessoas da região da serra catarinense que participam do projeto, eram professores, alunos e agricultores, que, em alguns casos, conheceram o mar, e na grande maioria, pela primeira vez assistiram a um campeonato de surf.

Várias atividades foram desenvolvidas no evento, buscando conscientizar as pessoas para a questão ambiental e da sustentabilidade.

A participação dos alunos, professores e agricultores envolvidos com o projeto Carbono Social em Rede, aproximou dois públicos bem distintos. Os prestadores de serviços ambientais e as pessoas preocupadas com o meio ambiente e que estão dispostas a contribuir com a sua preservação.

Este momento foi muito rico e está contribuindo como incentivo para as famílias agricultoras participarem do projeto, pois a materialização do conceito de serviços ambientais, é muito importante para a valorização deste trabalho prestado no campo.

Apresentado em janeiro de 2012, a reportagem do evento pode ser conferida abaixo: