Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Quem somos

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 12
PiorMelhor 
O Centro Vianei de Educação Popular é uma entidade da sociedade civil, Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, fundado em 1983, com atuação nos Movimentos e Organizações Populares e na assessoria aos trabalhadores rurais organizados ou em processo de organização. O trabalho busca na essência uma sociedade democrática, participativa, justa e solidária. É filiado desde 1991, à Associação Vianei de Cooperação e Intercâmbio no Trabalho, Educação, Cultura e Saúde (AVICITECS). Ocupou-se nos três últimos anos em: assessorar processos nas áreas do cooperativismo de crédito; formação de jovens nas CFR's; capacitação técnica e política através de Cursos de Educação Popular (CEP's) e outros cursos; produção agroecológica de alimentos; comercialização direta da produção; agroindustrialização artesanal e certificação de produtos agroecológicos. Após estes 3 anos os processos engendrados pelo Centro Vianei conseguiram de maneira geral respaldo em várias áreas, tais como:

O Centro Vianei tem se firmado em sua área de ação como sujeito histórico mediador de um projeto de fortalecimento da sociedade civil, em relações que buscam democratizar o Estado. No momento presente, a conjuntura nacional é favorável tendo em vista que os programas de governo e iniciativas do setor privado convergem para um olhar de valorização da agricultura familiar. Estas mediações materializam-se na forma de projetos que possam dar sustentação à proposta de desenvolvimento sustentável e solidário da Região como um todo.

O locus de ação do Centro Vianei é o território do Planalto Catarinense , particularmente os municípios de São José do Cerrito, Lages, Otacílio Costa, Urubici, Anita Garibaldi, São Joaquim, Alfredo Wagner, Campo Belo do Sul e Cerro Negro. Existem ações mais pontuais nos municípios de Painel e Bocaina do Sul, bem como alguns trabalhos conjuntos com programas e juntamente com outras organizações atuando-se nos municípios do CONSAD (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Territorial) e da CIAT (Comissão de Instalação de Ações Territoriais), abrangendo ações em 31 municípios da região.

Os programas da entidade se orientam dentro de dois eixos básicos: Educação Popular (capacitação) e Agroecologia.