Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Carbono Social Em Rede

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Petrobras aprova mais um projeto do Centro Vianei

O projeto Carbono Social na Serra Catarinense, foi contemplado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, edição 2010. Com este programa a Petrobras reforça seu compromisso de contribuir para a preservação ambiental no Brasil.

O projeto Carbono Social na Serra Catarinense tem como objetivo a criação de mecanismo de desenvolvimento limpo e sustentável, através do incentivo a preservação, valorização e ampliação das áreas naturais, com a participação de agricultores familiares da região da Serra Catarinense e da população urbana em geral, contribuindo para a preservação e valorização do meio ambiente. O projeto articula-se na perspectiva de resolver um dilema: Como contribuir na redução dos gases causadores do efeito estufa, incentivar a produção de alimentos agroecológicos, propiciar capacitação a uma grande parcela da população rural e garantir a sobrevivência de grupos de agricultores familiares?

A matriz de ação do projeto Carbono Social propõe, (i) o plantio de árvores nativas, em propriedades familiares, principalmente, nas áreas de reserva legal e/ou permanente (encostas, matas ciliares, etc), (ii) a disponibilização destas árvores para adoção, financiada por empresas ou pessoas, via internet, (iii) criação de uma rede social e de investimentos, visando a sustentabilidade do projeto, gerando recursos para novos investimentos em ações pautadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável e a (iv)remuneração das famílias agricultoras pelo serviço de conservação e sequestro de carbono, bem como, na guarda do Patrimômio ambiental, e também a (v)criação de uma rede social, em torno da questão ambiental, pela internet, escolas, comunidades rurais, entidades ambientais e sociais na perspectiva de fomentar a discussão e atividades ambientais e sociais.

Os recursos solicitados nesse projeto à Petrobras, possibilitará o inicio dessa atividade, serão plantadas 500.000 árvores na região serrana de Santa Catarina, todas geo-referenciadas e que serão colocadas a disposição para adoção, por empresas e pessoas comprometidas com o meio ambiente e que queiram neutralizar as suas emissões de carbono na atmosfera. A importância do projeto não está restrita somente a questão ambiental, existe um forte vies social em que o projeto atua, mesclando a preservação ambiental com o desenvolvimento social. Este é o principal enfoque defendido pelo conceito de carbono social.

O inicio das atividades do projeto estão previstas para o próximo ano, e iremos consolidar mais parcerias, principalmente com famílias agricultoras da região além de empresas, pessoas físicas e poder público.