Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Primeira Araucária Enxertada na Serra Catarinense

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
O Centro Vianei de Educação Popular através do Projeto Promoção e Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Pinhão na Serra Catarinense financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO - realizou a primeira Oficina de Enxerto de Araucária na Serra Catarinense. 
Primeira Araucária Enxertada
 Os Agricultores Valsíria 
    e José e a araucária
           enxertada

A atividade aconteceu na Unidade Familiar de Valsíria Ribeiro e José Ribeiro agricultores  da Associação Agroecológica Renascer de Urubici SC. Como metodologia, a equipe técnica do Centro Vianei reproduziu uma vídeo aula desenvolvida pelo Prof. Dr. Flávio Zanette da UFPR onde é explicado de qual modo pode ser feita a formação do porta enxerto, coleta do material para a enxertia e sua implantação. Em seguida, através do diálogo de saberes entre técnicos e agricultores foi constatada a viabilidade e realizado o enxerto de uma araucária.

Tal estratégia é de suma importância para recuperação da Araucária já que permite a conservação desta através do uso.
Conserva por que os agricultores passam a plantar  mais araucárias bem como selecionar novas plantas que surgem através da regeneração natural. Com isso, contribuem para o equilíbrio dos processos ecológicos essenciais como: o sequestro de carbono, interação entre flora e fauna, corredores ecológicos, melhoria do microclima, conservação do solo, entre outros. 
Potencializa o uso por que é possível manejar indivíduos que tenham bom rendimento e época de disponibilidade de pinhas distintas. Portanto, permite aumentar a produtividade e o tempo de oferta de pinhão tanto para a comercialização quanto para o consumo e consequentemente a soberania alimentar e nutricional.
Outro bom resultado deste processo é a criação de Unidades de Referências onde tal experimento poderá ser visitado e a construção de Agentes Multiplicadores  que transmitirão o conhecimento de "Agricultor para Agricultor" .
Os próximos passos serão realizar visitas periódicas na Unidade Familiar da Senhora Valsíria e do Senhor José assim como realizar outras atividades como esta em diversos municípios atendidos pelo Projeto Promoção e Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Pinhão na Serra Catarinense .

             

  Primeira Araucária Enxertada   Primeira Araucária Enxertada
   O Agricultor José retira 
        material de um 
     a
raucária adulta para
     realizar o enxerto
 A primeira Araucária 
enxertada 
 
da Serra Catarinense