Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Excursão técnica de produção de moranguinho orgânico

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Foi realizada uma atividade, no dia 16 de junho de 2014, de visitação de agricultores familiares do município de Painel (SC) a uma unidade de produção e processamento de morangos orgânicos no município de Rancho Queimado (SC). O objetivo da atividade foi aprimorar os conhecimentos daqueles produtores familiares que variavelmente vêm encontrando dificuldades na cadeia produtiva do moranguinho. O estabelecimento visitado foi o Rancho Ecofrutícola que conta com uma boa estrutura para a classificação, armazenamento, embalagem e processando do moranguinho, além da experiência de doze anos de produção de morangos em sistema orgânico de produção. Tanto o grupo de Painel quanto o Rancho Ecofrutícola mantem a certificação de conformidade orgânica pela Rede Ecovida de Agroecologia.

                

Excursão Rancho Ecofrutícola

 

A atividade que durou um dia teve o transporte viabilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Santa Catarina. Participaram da atividade vinte agricultores mais um agrônomo do Centro Vianei, ONG que é núcleo Planalto Serrano da Rede Ecovida de Agroecologia.

                O cronograma da atividade foi: Sistema de produção; processo de colheita, armazenamento, embalagem e comercialização; e, finalmente visitação ao campo de produção.  O Rancho Ecofrutícola é administrado pela Letícia e pelo Samuel, este que iniciou a atividade do dia sobre o sistema de produção. Houve boa participação dos agricultores interessados em adequar seus sistemas de produção destacando temas como insumos – caldas, biofertilizantes e adubos –, sistema de encanteiramento, estufas e fertirrigação. Estes temas constituem um dos principais gargalos no processo produtivo para os produtores.

Excursão Rancho Ecofrutícola

 

                Na sequencia abrindo a atividade no período da tarde a Letícia abordou temas importantes que pouco eram observados pelos agricultores, a exemplo o processo de colheita e classificação dos morangos. Foram mostradas caixas próprias para colheita e procedimentos para evitar avarias nos frutos, além disso, a classificação foi um assunto fundamental já que outro gargalo na produção dos agricultores do Painel é a ausência de classificação que potencialmente pode direcionar produtos para mercados diferenciados.  A comercialização foi um outro grande momento de diálogo. A Letícia repassou suas estratégias de comercialização e seu desenvolvimento com os anos de experiência; e foi encaminhada a possibilidade de comercialização dos morangos dos agricultores de Painel, para o Racho Ecofrutícola.

                Finalmente, a visitação ao campo de produção de morangos do Racho Ecofrutícola foi muito importante verificando o que havia sido exposto durante a apresentação do Samuel. O sistema de encanteiramento, arcos dos túneis e o sistema de irrigação e fertirrigação foram intensamente tratados com muitas trocas de experiências.

 

Excursão Rancho Ecofrutícola

 

                A avaliação da atividade foi muito positiva tendo em vista a dedicação dos agricultores para o diálogo e troca de experiências e também após a atividade. Várias técnicas apre(e)ndidas serão experimentadas, segundo os agricultores, em seus campos de produção destacando canteiros mais espaçados, o sistema de arcos das estufas túneis e o sistema de fertirrigação tipo Venturi. Além disso, ingredientes de biofertilizantes e a combinação dos insumos utilizados no Rancho foram fundamentais para que, tecnicamente, o grupo de agricultores do Painel possam eliminar alguns insumos utilizados e minimizar a quantidade de outros. Por fim, como encaminhamento da atividade em Racho Queimado uma reunião será realizada com os agricultores para avançar na possibilidade da parceria comercial proposta pelo Racho Ecofrutícola.