Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Compras Coletivas Coopvida

E-mail Imprimir
 compras Coletivas

No ultimo dia 19 de dezembro de 2016, atraves do Projeto Misereor em Rede, o Vianei em parceria com a cooperativa Coopvida de Sananduva Rio Grande do Sul, e apoios da cooperativa Ecoserra de Lages SC e do CETAP RS, promoveu uma ação de compras coletivas na Serra Catarinense de produtos agroecológicos certificados da Coopvida RS..

Essa compra trabalha o abastecimento e o acesso a produtos agroecológicos em circuito de cadeias curtas de consumo. Na lista itens básicos de consumo, como, arroz, feijão, açucar e farinha, de trigo e de milho, além de itens diferenciados como, compotas de pêssego e goiaba, melado, azeite de oliva, canjica de milho, molho de tomate, entre outros, todos produzidos por agricultores agroecológicos cooperativados da Coopvida, puderam ser comprados.

Última atualização em Qui, 22 de Dezembro de 2016 13:02 Leia mais...
 

Revista - Formação em Genero

E-mail Imprimir
 Capa RevistaJG_UPLOAD_IMAGENAME_SEPARATOR1

Este material faz parte do projeto financiado pela Fundação Interamericana – IAF. É denominado “Assistência técnica e extensão rural em produção agroecológica, comercialização solidária e certificação sócio-participativa, tendo como alicerce as questões de Gênero e raça e como protagonistas as organizações de agricultoras familiares da Serra, Alto Vale e Litoral Catarinense”, e é realizado pelo Centro Vianei de Educação Popular em parceria com o Centro de Estudos e Apoio para a Agricultura de Grupo – CEPAGRO.

O projeto teve como público grupos e associações de mulheres trabalhadoras rurais, localizados nas regiões da Serra, Alto Vale do Itajaí e Litoral de Santa Catarina. O foco do trabalho envolveu a produção, comercialização e certificação de alimentos agroecológicos com o alicerce conceitual baseado nas discussões de Gênero idealizadas pelo movimento feminista.

Última atualização em Sex, 14 de Outubro de 2016 22:31 Leia mais...
 

AGROECOLOGIA

E-mail Imprimir
AS-PTA REALIZA ATIVIDADES JUNTO COM FEIRANTES AGROECOLÓGICOS DE PALMEIRA.
 
 Evento ASPTA em Palmeira
No último sábado, dia 24 de setembro, foi realizada uma atividade por membros da AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia junto com os feirantes agroecológicos do nosso município, parceiros da entidade e membros da APEP- Associação de Produtores Agroecológicos de Palmeira.
A atividade foi realizada junto a feira agroecológica que acontece todos os sábados na pracinha da rua Conceição, em frente ao cemitério, onde foi realizada algumas entrevistas com os consumidores locais que frequentam a feira sobre o consumo de alimentos saudáveis agroecológicos, oferta de alimentos e demanda familiar.
Também foram acompanhadas as entregas locais que os feirantes realizam no município como em mercados e restaurantes, além da tradicional sacola domiciliar.
Vale a gente lembrar que a feira já vem sendo realizada a 16 anos pelos agricultores e agricultoras familiares agroecológicos, fundadores da APEP em nosso município, oferecendo diversas espécies de hortaliças, tubérculos, cereais e seus derivados, panificação, entre outros alimentos que se tem disponível dentro da época do nosso calendário agrícola.
Leia mais...
 

Associação das Mulheres do Cruzeirinho realiza o Seminário de finalização do projeto de estruturação

E-mail Imprimir
 Cruzeirinho

Associação das Mulheres do Cruzeirinho realiza o Seminário de finalização do projeto de estruturação da produção agroecológica

A Associação das Mulheres do Cruzeirinho, Cerro Negro (SC), realizou no dia 29 de julho de 2016 o seminário de finalização do projeto “Estruturação da produção agroecológica do Grupo das Mulheres do Cruzeirinho, Cerro Negro (SC) para fortalecimento da segurança alimentar e nutricional e da geração de renda”, apoiado pelo Fundo Socioambiental Casa e o Fundo Socioambiental da Caixa Economica Federal. O evento contou com a participação da Prefeitura de Cerro Negro, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Epagri, Centro Vianei de Educação Popular, Comunidade do Cruzeirinho e comunidades vizinhas.

Última atualização em Qua, 17 de Agosto de 2016 07:36 Leia mais...
 

Consea e Caisan promovem Seminário Estadual sobre Compras Institucionais

E-mail Imprimir
 Consea
Nos dias 21 e 22 de julho de 2016 o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) de Santa Catarina promoveram o Seminário Estadual sobre Compras Institucionais. 
Última atualização em Ter, 09 de Agosto de 2016 15:32 Leia mais...
 

Parceria entre Centro Vianei de Educação Popular e a Associação das Mulheres do Cruzeirinho

E-mail Imprimir

Parceria entre Centro Vianei de Educação Popular e a Associação das Mulheres do Cruzeirinho é divulgada em jornal de circulação regional.  
 
 

Centro Vianei participa da 14° Feira Regional de Sementes e da Agrobiodiversidade

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 7
PiorMelhor 
 Feira de Palmeira
O Centro Vianei de Educação Popular participou 14° Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade no município de Palmeira (PR). O evento aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2016 e foi realizado pelo Grupo Coletivo Triunfo e o Projeto Entre Rios e organizado pela AS-PTA e parceiros.
Segundo a organização, o evento contou com mais de 2.000 participantes entre agricultoras e agricultores, estudantes, professores e indígenas locais, além de 15 caravanas de 35 municípios do Paraná, 16 de Santa Catarina, 2 do Rio Grande do Sul e 1 do Rio de Janeiro.
A delegação organizada pelo Centro Vianei de Educação Popular foi formada por consumidores, agricultores, acadêmicos e parceiros que participaram de diversas atividades do evento e puderam cambiar experiências, sementes e mudas de espécies crioulas.
Leia mais...
 

Entidades parceiras do projeto Misereor em Rede reúnem-se para avaliar e planejar ações

E-mail Imprimir
 Entidades
Nos dias 20 e 21 de junho de 2016 ocorreu a segunda reunião de avaliação do projeto Misereor em Rede no município de Lages-SC. Nesta ocasião estiveram reunidos os técnicos do CETAP, ASPTA, CEPAGRO e Vianei com o intuito de monitorar e avaliar as ações que foram realizas nos últimos seis meses de projeto. Além disso, também foi possível realizar um planejamento conjunto de ações para os próximos seis meses de atuação das entidades nos seus territórios de ação. Outro importante ponto discutido e encaminhado na reunião foi o compartilhamento e o planejamento de ações conjuntas oriundas do segundo seminário sobre mercados locais promovido pela Misereor em conjunto com a Articulação Nacional de Agroecologia no Rio de Janeiro.
Última atualização em Qua, 27 de Julho de 2016 21:34 Leia mais...
 


Página 3 de 18